
Cirurgia Endovascular
Um procedimento cirúrgico é um tipo de tratamento médico que requer a intervenção manual ou por meio de instrumentos do médico no paciente. No caso da cirurgia endovascular, esse procedimento é feito dentro das artérias e veias que compõem o sistema vascular do organismo, que transporta o sangue para todo o resto do corpo humano.
Normalmente, a cirurgia endovascular é feita por meio de punções, cateteres, fios-guias, balões de dilatação e stents, que podem ser inseridos no paciente de forma menos invasiva, sendo que eles são controlados pelo médico com a ajuda de equipamentos como monitores e aparelhos de raio-x.
A cirurgia endovascular pode ser indicada para resolver problemas circulatórios, como aqueles que são causados por artérias entupidas por placas de gordura e até mesmo coágulos. Aneurismas e dilatações vasculares também podem ser tratados por essa especialidade médica.
O procedimento da cirurgia endovascular mais conhecido é o cateterismo, sendo que ele consiste na inserção de um cateter-balão ou de um stent no sistema circulatório do paciente. Esses materiais são inflados, uma vez que estejam no local onde a obstrução está acontecendo, quebrando os coágulos e placas de gordura, permitindo que a circulação volte a acontecer com normalidade.