
Varizes
Varizes são dilatações das veias e ocorrem principalmente nos membros inferiores, ou seja, pernas e coxas. As varizes compreendem um amplo espectro de veias, desde os “vasinhos” (chamadas tecnicamente de telangectasias), muito frequente nas mulheres e um grande motivo de descontentamento estético, até veias saltadas, com diâmetros que podem chegar a um centímetro e meio, ou mais, que podem até estar associadas a feridas (as chamadas úlceras varicosas).
Existem várias opções de tratamento para cada situação, podem ser feitas como a cirurgia de varizes, laser para varizes, secagem de vasinhos (escleroterapia) e tratamento de varizes com espuma, uma variação da escleroterapia. Leve saúde de suas pernas a sério, quantos antes tratar, melhores serão os resultados.
Cirurgia de varizes
Quando as varizes atingem um certo tamanho, muitas vezes o único tratamento é a cirurgia. A analise de cada caso é muito importante para o processo da cirurgia ser o mais simples possível, e na maior parte dos casos a cirurgia é praticada sob anestesia local e com leve sedação. O paciente dorme, um processo muito parecido com a sedação de uma endoscopia digestiva, e ao despertar já vai para um local apropriado para ser alimentado e receber alta hospitalar.
Dessa forma a permanência do paciente no local do tratamento é mínima, apenas uma ou duas horas após o procedimento a pessoa já está apta a ir para casa.
Nada de repouso no pós-operatório!
Além de proporcionar uma permanência muito pequena no local do tratamento, a anestesia local facilita a recuperação dos pacientes, pois há um menor sangramento, menos hematomas e consequentemente menor tempo de recuperação pós-operatória. Dependendo obviamente da quantidade de veias retiradas, no segundo ou terceiro dia após o procedimento o paciente já está confortável para caminhar, dirigir, subir escadas e muito mais. O repouso é muito relativo e a imensa maioria nem quer ficar parado.
Laser para cirurgia
Em alguns casos, principalmente quando está indicado o tratamento da veia safena, pode ser indicado o uso de laser, uma ferramenta moderna e que também facilita a recuperação dos pacientes no pós-operatório.